Eustáquio
Já que o tema tratado
aqui é de caráter religioso, nunca é cansativo repetir a afirmação do lunático
cristão protestante Martinho Lutero (1483 – 1546):
“A razão é a
cortesã do Diabo. Deveria ser destruída em todos os cristãos. Ela é o maior
inimigo da fé.”
Como
se vê, os cristãos não devem fazer uso da razão, da racionalidade. No dizer de
Lutero, ela é o maior inimigo da fé cristã. Isso explica os absurdos cometidos
por líderes religiosos e seus seguidores. Atualmente, venho mostrando alguns
aspectos da lenda acerca da ressurreição de Jesus, cujos relatos estão nos 4
evangelhos do Novo Testamento. A pergunta é:
Por que as mulheres foram ao
túmulo de Jesus?
A
resposta, obviamente, deve estar nos 4 evangelhos, não é mesmo? Muito bem!
Então, é bom olhar logo o evangelho de Mateus. No capítulo 28, versículo 1,
está escrito:
“No findar do sábado, ao
entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o
sepulcro.”
O autor do evangelho de Mateus afirma que 2 mulheres, na
madrugada de um domingo, foram ver o túmulo de Jesus, cujo corpo estava
sepultado desde sexta-feira. Mas não diz o porquê da ida delas ao sepulcro. Dessa
forma, Mateus não responde à pergunta formulada acima. Vejamos agora o
evangelho de João, capítulo 20, versículo 1:
“No primeiro dia da semana,
Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a
pedra estava revolvida.”
Diferentemente de Mateus, o evangelho de João diz que apenas
1 mulher foi ao túmulo de Jesus, na madrugada de um domingo. Porém não diz o
porquê da ida de Maria Madalena. Vejamos agora o evangelho de Marcos. No
capítulo 16, versículo 1, está escrito:
“Passado o sábado, Maria
Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem embalsamá-lo.”
Mais uma discrepância aqui. O autor do evangelho de Marcos
colocou 3 mulheres indo ao túmulo de Jesus. Mas fornece a resposta à pergunta
formulada acima. Afirma que as 3 mulheres foram ao túmulo de Jesus para embalsamá-lo,
ou seja, jogar sobre o corpo em estado de putrefação vários perfumes que elas
haviam comprado. Calma, caro leitor, não se espante! As 3 mulheres foram ao
túmulo num domingo para perfumar o corpo de Jesus que estava ali desde a sexta-feira.
Não se espante! Vejamos agora o evangelho de Lucas. No capítulo 24, versículo
1, está escrito:
“Mas, no primeiro dia da semana,
alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado.”
Outra discrepância aqui. O autor do evangelho de Lucas
colocou um exército de mulheres indo ao túmulo de Jesus, num domingo. Mas
responde à pergunta formulada acima. Diz que várias mulheres foram ao túmulo de
Jesus para colocar perfumes em seu corpo morto desde a sexta-feira.
Saindo um
pouco do mundo lendário da Bíblia, e caindo aqui, no Brasil, se você, leitor
amigo, disser a um cristão vizinho seu que você mesmo, no domingo passado, foi
ao cemitério, com perfumes, para abrir a sepultura e perfumar o corpo em estado
de decomposição de sua esposa desde sexta-feira, esse cristão dirá que você,
leitor, está doido, maluco, necessitando, pois, de internação num hospital
psiquiátrico. Só que essa mesma loucura, ingenuidade e infantilidade está na
Bíblia! Isso ocorre porque estamos diante de lendas, de relatos criados ao
sabor dos evangelistas. Os próprios relatos denunciam o aspecto lendário do
discurso. Naquela época, há 2 mil anos na Palestina, como também nos dias
atuais ninguém sai de sua casa em direção a uma sepultura para perfumar,
embalsamar um corpo sepultado há 1, 2 ou 3 dias. Colocam-se, isto sim, perfumes
sobre corpo humano morto que ainda está no caixão ou numa rede, antes do
sepultamento.
Na verdade, mulher alguma saiu de casa, na madrugada de um domingo, para
embalsamar um cadáver humano que já estava sepultado desde a sexta-feira, e
Jesus algum ressuscitou.
Não poderia deixar de comentar o texto que li. Quero antes de tudo deixar a observação que só fiz a leitura por estar fazendo pesquisa sobre o assunto. Mas, é difícil expressar quanto desprezo me causou este texto e só comento no desejo que este indivíduo seja alcançado pela Graça do senhor Jesus.
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