Eustáquio
O
espanhol Juan Arias (teólogo, psicólogo, filólogo, jornalista, escritor,
graduado em línguas semíticas), em seu livro “A Bíblia e seus segredos”, 2004,
editora Objetiva, na página 30, escreve:
“É
lógico, portanto, que a Bíblia apresente erros e contradições, exageros e mitos
misturados com fatos reais.”
No mesmo tom, o norte-americano
Bart D. Ehrman (teólogo, historiador, escritor, graduado em grego e hebraico,
professor de cristianismo, ex-pastor evangélico). Em seu livro “Quem Jesus
foi? Quem Jesus não foi?”, 2010, editora Ediouro, nas páginas 17 e
18, ele escreve:
“A Bíblia está repleta
de discrepâncias, muitas delas contradições inconciliáveis (...) Os Evangelhos
se contradizem em muitos pontos e incluem material não histórico.”
Quem
estuda a Bíblia com seriedade e responsabilidade chegará a essa conclusão. Ela
está repleta de lendas, mitos, alegorias, fábulas, anacronismos, contradições,
discrepâncias e erros de toda espécie. Isso
ocorre porque é um conjunto de livros humano, feito por homens, sem a
participação de divindades “espirituais”.
Por outro lado, existem teólogos cristãos que deturpam os textos
bíblicos a fim de convencer seus leitores de que a Bíblia é a palavra de Deus,
isenta de erros, discrepâncias, contradições etc. São os teólogos evangélicos
fundamentalistas. Nessa tentativa inútil de deturpar a Bíblia, eles levam
leitores sérios ao riso, e leitores ingênuos ao engano. Trago, como exemplo, o
norte-americano Norman Geisler (teólogo, filósofo, escritor). Geisler faz
sucesso no meio evangélico nos EUA e é muito admirado também aqui, no Brasil,
por fiéis que frequentam igrejas. Em seu livro “Manual Popular de Dúvidas,
Enigmas e ‘contradições’ da Bíblia”,
1999, 4ª edição, Editora Mundo Cristão, Geisler, do início ao fim, pratica uma
deturpação geral da Bíblia, levando, repito, leitores sérios ao riso. Ele
deturpa tanto a Bíblia que muitos leitores podem até mesmo pensar que ele é um
brincalhão ou coisa pior que isso. Vejamos mais um exemplo do que Geisler é
capaz de fazer com os textos bíblicos. Na página 374 do supracitado livro, ele
aborda um tópico sobre a lenda da ressurreição de Jesus. Ali, mais uma
discrepância, só que Geisler tenta inutilmente afirmar que não é discrepância.
E, ao explicar, leva leitores ao riso e ao erro. Sua explicação ingênua e
errônea do texto bíblico cria um monstro digno de risos. Ele escreve assim:
“MATEUS 28:5 – A quem Cristo
apareceu primeiro, às mulheres ou aos discípulos?”
Norman
Geisler formula a pergunta para, depois, responder. Ele pergunta: após a
ressurreição, Jesus apareceu primeiramente a quem? Às mulheres, ou aos
discípulos? Vejamos agora a resposta dada por ele:
“SOLUÇÃO: Jesus apareceu
primeiro a Maria Madalena, depois às outras mulheres, e então a Pedro (Cefas)”
Um
estudioso sério da Bíblia, ao ler essa explicação de Geisler, com certeza cairá
no riso, dada a tamanha ingenuidade. Geisler destrói os textos bíblicos com sua
infantil mania de propagar que a Bíblia é a palavra de Deus isenta de erros. Ele
afirma que Jesus apareceu primeiramente à Maria Madalena. Depois, apareceu às
outras mulheres. E, por último, ao discípulo Pedro. Que absurdo! Vejamos a
primeira parte da afirmação de Geisler:
“Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena”
No
evangelho de Marcos, está escrito que Jesus apareceu primeiro à Maria Madalena.
Só que esse evangelho não é o único do Novo Testamento. Um leitor bobo e
ingênuo do Norman Geisler lê o evangelho de Marcos e constata que o Geisler é
fera, tem toda razão. Ou seja, o leitor bobo foi levado ao erro pelo Norman
Geisler. Se esse mesmo leitor bobinho abrir o evangelho de Mateus, vai quebrar
a cara. Mateus diz coisa diferente do que o Marcos. Vejamos o capítulo 28,
versículos 1 e 9:
“No findar do sábado, ao entrar
o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
9 E eis que Jesus veio ao
encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o
adoraram.”
Como se vê facilmente, o evangelho de Mateus diz coisa diferente do
evangelho de Marcos. Em Marcos, na lenda, Jesus apareceu primeiro à Maria
Madalena. Já em Mateus, Jesus apareceu primeiro a 2 mulheres (Maria Madalena e
a outra Maria). Jesus apareceu diante das duas mulheres, e não apenas diante de
1 mulher. Maria Madalena e a outra Maria, ao mesmo tempo, viram Jesus diante
delas.
E,
para piorar a afirmação do Norman Geisler, no evangelho de Lucas, Jesus nem
apareceu primeiro às mulheres. Na lenda de Lucas, Maria Madalena estava diante
do túmulo com várias mulheres. Elas não viram Jesus. Jesus só apareceu primeiro
a 2 discípulos no caminho de Emaús. Jesus apareceu primeiramente a dois machos,
e não às mulheres. Resumindo:
Jesus apareceu primeiro à Maria Madalena (Marcos)
Jesus apareceu primeiro a 2 mulheres (Mateus)
Jesus apareceu primeiro a 2 machos (Lucas )
Não adianta alguém tentar deturpar a Bíblia para
convencer pessoas bobas de que ela é a palavra de Deus isenta de
contradições, erros, discrepâncias etc. É impossível fazer isso. Quem tentar
fazê-lo cairá rapidamente do cavalo. Na verdade, tudo lenda, e nada mais. Jesus
algum ressuscitou e não reapareceu para mulheres e machos.
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