Eustáquio
O norte-americano
Bart D. Ehrman (teólogo, historiador, escritor, graduado em grego e hebraico,
professor de cristianismo, ex-pastor evangélico), em seu livro “Quem Jesus
foi? Quem Jesus não foi?”, 2010, editora Ediouro, na página 24,
escreve:
“No Novo Testamento, o
autor de Mateus não está dizendo a mesma coisa que Lucas. Marcos é diferente de
João.”
De fato, os 4
evangelhos que estão no Novo Testamento estão repletos de contradições,
discrepâncias e erros. Neste artigo, vamos mostrar mais uma contradição. Façamos
duas perguntas:
Sobre a
lenda da ressurreição de Jesus, após sua ressurreição, o recado dado aos
discípulos era para que eles fossem à Galileia, onde Jesus lhes apareceu pela
primeira vez? Ou o recado era para que os discípulos permanecessem em
Jerusalém, onde Jesus lhes apareceu pela primeira vez?
Você, leitor amigo,
viu a afirmação do Bart Ehrman, esclarecendo que o autor de Mateus não diz a
mesma coisa que está em Lucas, não diz a mesma coisa que está em Marcos e não
diz a mesma coisa que está em João e vice-versa. Isso ocorre, entre outras
coisas, porque não estamos tratando de fatos históricos, reais, realmente
ocorridos. As respostas às duas perguntas formuladas acima são diferentes e
contrárias nos evangelhos de Mateus e Lucas. Vejamos, inicialmente, o evangelho
de Mateus. No capítulo 28, versículos 1, 7, 9, 10, 16 e 17, está escrito:
“No findar do sábado, ao
entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o
sepulcro.
7 Ide, pois, depressa e
dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós
para a Galiléia; ali o vereis. É como vos digo.
9 E eis que Jesus veio ao
encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o
adoraram.
10 Então, Jesus lhes
disse: Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galiléia e lá me
verão.
16 Seguiram os onze
discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara.
17 E, quando o viram, o
adoraram; mas alguns duvidaram.”
Como você, caro
leitor, vê acima, o autor de Mateus diz que duas mulheres foram ao sepulcro de
Jesus. Quando Maria Madalena e a outra Maria chegaram lá, Jesus já havia
ressuscitado. Só que elas não viram ainda Jesus. Apareceu um anjinho, dizendo
às duas mulheres que Jesus havia ressuscitado. E esse mesmo anjinho disse
também às duas mulheres que elas fossem comunicar o fato aos onze discípulos de
Jesus, orientando-os a irem para a Galileia, para um determinado monte, porque
lá eles iriam ver o Jesus ressuscitado. As duas mulheres, então, saíram da
presença do anjinho. Logo depois, o próprio Jesus ressuscitado apareceu pela
primeira vez diante delas. E o próprio Jesus repete o recado do anjinho. Jesus
pede que as duas mulheres comuniquem sua ressurreição aos onze discípulos,
determinando que eles vão para a Galileia, para o monte, e lá verão pela
primeira vez o Jesus ressuscitado. De posse dessa informação, os onze
discípulos deixaram Jerusalém e foram para a Galileia e lá pela primeira vez
viram Jesus ressuscitado. Resumindo: Mateus diz que os onze discípulos deixaram
Jerusalém, indo até a Galileia e lá, no monte, pela primeira vez, viram Jesus
ressuscitado.
Já o autor do evangelho
de Lucas diz coisa completamente diferente e contraditória. No capítulo 24,
versículos 33, 34, 36, 37, está escrito:
“33 E, na
mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os
onze e outros com eles.
34 os quais diziam:
O Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão.
36 Falavam ainda estas cousas quando Jesus
apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco!
37 Eles, porém,
surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito.”
Você, caro leitor, viu
que, no evangelho de Mateus, os onze discípulos receberam a ordem para irem à
Galileia porque lá, num monte, iriam ver pela primeira vez o Jesus
ressuscitado. E Mateus diz que isso aconteceu. Já, no evangelho de Lucas, os
onze discípulos foram orientados a não saírem de Jerusalém, a não irem para a
Galileia. Eles ficaram em Jerusalém e nessa cidade pela primeira vez eles viram
e conversaram com o Jesus ressuscitado. Nos versículos de Lucas, Jesus já
ressuscitado aparece primeiramente a 2 discípulos que estavam no caminho da
aldeia chamada de Emaús, que ficava perto de Jerusalém. Após esse encontro com
Jesus ressuscitado, no meio do caminho, os 2 discípulos retornaram a Jerusalém,
encontrando-se com os onze discípulos que estavam reunidos em Jerusalém. Quando
eles estavam conversando, eis que Jesus ressuscitado aparece diante deles e
alguns dos onze discípulos ficaram com muito medo diante do que estavam vendo. Resumindo:
em Lucas, Jesus ressuscitado aparece pela primeira vez aos onze discípulos em
Jerusalém, numa casa. Já em Mateus, Jesus ressuscitado aparece pela primeira
vez aos onze discípulos na Galileia, em um monte. Percebeu, caro leitor, as
diferenças, as contradições? E a ordem do Jesus ressuscitado, em Lucas, no
sentido de que os discípulos permanecessem em Jerusalém, é reforçada no livro
de Atos dos Apóstolos, capítulo 1, versículo 4:
“E,
comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém...”
No início deste artigo,
citamos um doutor em teologia sério: Bart Ehrman. Vejamos agora um doutor em
teologia não sério. Não sério porque o objetivo dele é afirmar aos fiéis
cristãos que a Bíblia é a palavra de Deus, por isso não contém contradições,
discrepâncias, erros etc., o que é um verdadeiro absurdo. Diante das
contradições e erros bíblicos que são incontestáveis, Norman Geisler deturpa os
textos e, ao agir assim, cria verdadeiros monstros, levando leitores sérios ao
riso, e leitores ingênuos ao erro. Veja, caro leitor, qual é a explicação do
teólogo cristão fundamentalista Norman Geisler, que faz sucesso no mundo
evangélico, para resolver essa contradição bíblica. Aconselho você, leitor, a
pegar um lenço para enxugar suas lágrimas já que vai rir muito. Em seu livro “Manual
Popular de Dúvidas, Enigmas e ‘contradições” da Bíblia”, 1999, 4ª edição,
editora Mundo Cristão, na página 408, Geisler escreve:
“SOLUÇÃO: Primeiro, tudo
indica que a ordem de permanecerem em Jerusalém foi dada depois de eles terem
ido à Galileia. Assim, não há nenhum conflito. Além disso, a ordem de Jesus
tinha o propósito de fazer de Jerusalém o seu ‘quartel-general’. Isso não os
impedia de fazerem curtas viagens para qualquer outro lugar. Jerusalém era onde
eles deveriam estar para receber o Espírito Santo (LC 24:49) e de onde deveriam
começar a sua obra.”
Com certeza, você,
leitor, está rindo com a explicação do Norman Geisler, não é mesmo? A segunda
parte da explicação dele começa com a expressão “Além disso...”. Essa parte
nada tem a ver com a questão em discussão. Vamos então à primeira parte:
“Primeiro,
tudo indica que a ordem de permanecerem em Jerusalém foi dada depois de eles
terem ido à Galileia. Assim, não há nenhum conflito”
É inacreditável que
Norman Geisler tenha tido a coragem de escrever o que escreveu. Ele está
afirmando que, quando os onze discípulos de Jesus receberam a ordem para ficar
em Jerusalém, eles já haviam chegado da Galileia. Isso aqui é a maior piada
norte-americana. Como vimos acima, em Mateus, o próprio Jesus pede que as 2
mulheres anunciem sua ressurreição aos onze discípulos e que eles devem ir a
Galileia, a um monte, porque ali Jesus ressuscitado aparecerá para eles. E esse
encontro está registrado em Mateus. Assim, em Mateus, Jesus apareceu aos onze
discípulos na Galileia. Já em Lucas, Jesus apareceu para os onze discípulos em
uma casa, em Jerusalém. Em Mateus, os onze discípulos saíram de Jerusalém e
foram a Galileia para se encontrarem com Jesus. Em Lucas, os onze discípulos
estavam em Jerusalém e permaneceram lá e, ali mesmo, Jesus apareceu diante
deles. O problema do Norman Geisler é que ele tenta forçosamente negar a
contradição. E o erro dele é tentar juntar os evangelhos de Mateus e Lucas,
como se eles afirmassem a mesma coisa, como se eles se completassem. Quando o
autor de Mateus escreveu seus relatos, jamais pensava que algum dia alguém iria
colocá-lo num livro chamado Bíblia e diria que se tratava de um livro inspirado
por Deus. Da mesma forma, o autor de Lucas. O autor de Mateus não devia
obediência cega aos escritos do autor de Lucas, e vice-versa. Daí as
diferenças, as contradições e erros. Por isso mesmo, um estudioso sério da
Bíblia não pode juntar os evangelhos como se eles fossem complementos. Se
alguém tentar fazer essa aventura, criará monstros terríveis, e foi o que o
Norman Geisler fez novamente.
QUE BOM QUE ESTAS NA ATIVIDADE PROFESSOR
ResponderExcluirESTAMOS JUNTOS MEU AMIGO