quarta-feira, 1 de maio de 2019

NORMAN GEISLER E O RECADO DE JESUS AOS DISCÍPULOS




Eustáquio



                        O norte-americano Bart D. Ehrman (teólogo, historiador, escritor, graduado em grego e hebraico, professor de cristianismo, ex-pastor evangélico), em seu livro “Quem Jesus foi? Quem Jesus não foi?”, 2010, editora Ediouro, na página 24, escreve:



                        “No Novo Testamento, o autor de Mateus não está dizendo a mesma coisa que Lucas. Marcos é diferente de João.”



                        De fato, os 4 evangelhos que estão no Novo Testamento estão repletos de contradições, discrepâncias e erros. Neste artigo, vamos mostrar mais uma contradição. Façamos duas perguntas:


                       Sobre a lenda da ressurreição de Jesus, após sua ressurreição, o recado dado aos discípulos era para que eles fossem à Galileia, onde Jesus lhes apareceu pela primeira vez? Ou o recado era para que os discípulos permanecessem em Jerusalém, onde Jesus lhes apareceu pela primeira vez?


                         Você, leitor amigo, viu a afirmação do Bart Ehrman, esclarecendo que o autor de Mateus não diz a mesma coisa que está em Lucas, não diz a mesma coisa que está em Marcos e não diz a mesma coisa que está em João e vice-versa. Isso ocorre, entre outras coisas, porque não estamos tratando de fatos históricos, reais, realmente ocorridos. As respostas às duas perguntas formuladas acima são diferentes e contrárias nos evangelhos de Mateus e Lucas. Vejamos, inicialmente, o evangelho de Mateus. No capítulo 28, versículos 1, 7, 9, 10, 16 e 17, está escrito:



                     “No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
                      7 Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. É como vos digo.
                      9 E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram.
                     10 Então, Jesus lhes disse: Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galiléia e lá me verão.
                      16 Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara.
                      17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.”




                     Como você, caro leitor, vê acima, o autor de Mateus diz que duas mulheres foram ao sepulcro de Jesus. Quando Maria Madalena e a outra Maria chegaram lá, Jesus já havia ressuscitado. Só que elas não viram ainda Jesus. Apareceu um anjinho, dizendo às duas mulheres que Jesus havia ressuscitado. E esse mesmo anjinho disse também às duas mulheres que elas fossem comunicar o fato aos onze discípulos de Jesus, orientando-os a irem para a Galileia, para um determinado monte, porque lá eles iriam ver o Jesus ressuscitado. As duas mulheres, então, saíram da presença do anjinho. Logo depois, o próprio Jesus ressuscitado apareceu pela primeira vez diante delas. E o próprio Jesus repete o recado do anjinho. Jesus pede que as duas mulheres comuniquem sua ressurreição aos onze discípulos, determinando que eles vão para a Galileia, para o monte, e lá verão pela primeira vez o Jesus ressuscitado. De posse dessa informação, os onze discípulos deixaram Jerusalém e foram para a Galileia e lá pela primeira vez viram Jesus ressuscitado. Resumindo: Mateus diz que os onze discípulos deixaram Jerusalém, indo até a Galileia e lá, no monte, pela primeira vez, viram Jesus ressuscitado.
                       Já o autor do evangelho de Lucas diz coisa completamente diferente e contraditória. No capítulo 24, versículos 33, 34, 36, 37, está escrito:


                     

                       “33 E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles.
                            34 os quais diziam: O Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão.
                            36 Falavam ainda estas cousas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco!
                           37 Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito.”



                           Você, caro leitor, viu que, no evangelho de Mateus, os onze discípulos receberam a ordem para irem à Galileia porque lá, num monte, iriam ver pela primeira vez o Jesus ressuscitado. E Mateus diz que isso aconteceu. Já, no evangelho de Lucas, os onze discípulos foram orientados a não saírem de Jerusalém, a não irem para a Galileia. Eles ficaram em Jerusalém e nessa cidade pela primeira vez eles viram e conversaram com o Jesus ressuscitado. Nos versículos de Lucas, Jesus já ressuscitado aparece primeiramente a 2 discípulos que estavam no caminho da aldeia chamada de Emaús, que ficava perto de Jerusalém. Após esse encontro com Jesus ressuscitado, no meio do caminho, os 2 discípulos retornaram a Jerusalém, encontrando-se com os onze discípulos que estavam reunidos em Jerusalém. Quando eles estavam conversando, eis que Jesus ressuscitado aparece diante deles e alguns dos onze discípulos ficaram com muito medo diante do que estavam vendo. Resumindo: em Lucas, Jesus ressuscitado aparece pela primeira vez aos onze discípulos em Jerusalém, numa casa. Já em Mateus, Jesus ressuscitado aparece pela primeira vez aos onze discípulos na Galileia, em um monte. Percebeu, caro leitor, as diferenças, as contradições? E a ordem do Jesus ressuscitado, em Lucas, no sentido de que os discípulos permanecessem em Jerusalém, é reforçada no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 1, versículo 4:



                E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém...”



                  No início deste artigo, citamos um doutor em teologia sério: Bart Ehrman. Vejamos agora um doutor em teologia não sério. Não sério porque o objetivo dele é afirmar aos fiéis cristãos que a Bíblia é a palavra de Deus, por isso não contém contradições, discrepâncias, erros etc., o que é um verdadeiro absurdo. Diante das contradições e erros bíblicos que são incontestáveis, Norman Geisler deturpa os textos e, ao agir assim, cria verdadeiros monstros, levando leitores sérios ao riso, e leitores ingênuos ao erro. Veja, caro leitor, qual é a explicação do teólogo cristão fundamentalista Norman Geisler, que faz sucesso no mundo evangélico, para resolver essa contradição bíblica. Aconselho você, leitor, a pegar um lenço para enxugar suas lágrimas já que vai rir muito. Em seu livro “Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e ‘contradições” da Bíblia”, 1999, 4ª edição, editora Mundo Cristão, na página 408, Geisler escreve:


                     “SOLUÇÃO: Primeiro, tudo indica que a ordem de permanecerem em Jerusalém foi dada depois de eles terem ido à Galileia. Assim, não há nenhum conflito. Além disso, a ordem de Jesus tinha o propósito de fazer de Jerusalém o seu ‘quartel-general’. Isso não os impedia de fazerem curtas viagens para qualquer outro lugar. Jerusalém era onde eles deveriam estar para receber o Espírito Santo (LC 24:49) e de onde deveriam começar a sua obra.”


                       Com certeza, você, leitor, está rindo com a explicação do Norman Geisler, não é mesmo? A segunda parte da explicação dele começa com a expressão “Além disso...”. Essa parte nada tem a ver com a questão em discussão. Vamos então à primeira parte:


                Primeiro, tudo indica que a ordem de permanecerem em Jerusalém foi dada depois de eles terem ido à Galileia. Assim, não há nenhum conflito”


                   É inacreditável que Norman Geisler tenha tido a coragem de escrever o que escreveu. Ele está afirmando que, quando os onze discípulos de Jesus receberam a ordem para ficar em Jerusalém, eles já haviam chegado da Galileia. Isso aqui é a maior piada norte-americana. Como vimos acima, em Mateus, o próprio Jesus pede que as 2 mulheres anunciem sua ressurreição aos onze discípulos e que eles devem ir a Galileia, a um monte, porque ali Jesus ressuscitado aparecerá para eles. E esse encontro está registrado em Mateus. Assim, em Mateus, Jesus apareceu aos onze discípulos na Galileia. Já em Lucas, Jesus apareceu para os onze discípulos em uma casa, em Jerusalém. Em Mateus, os onze discípulos saíram de Jerusalém e foram a Galileia para se encontrarem com Jesus. Em Lucas, os onze discípulos estavam em Jerusalém e permaneceram lá e, ali mesmo, Jesus apareceu diante deles. O problema do Norman Geisler é que ele tenta forçosamente negar a contradição. E o erro dele é tentar juntar os evangelhos de Mateus e Lucas, como se eles afirmassem a mesma coisa, como se eles se completassem. Quando o autor de Mateus escreveu seus relatos, jamais pensava que algum dia alguém iria colocá-lo num livro chamado Bíblia e diria que se tratava de um livro inspirado por Deus. Da mesma forma, o autor de Lucas. O autor de Mateus não devia obediência cega aos escritos do autor de Lucas, e vice-versa. Daí as diferenças, as contradições e erros. Por isso mesmo, um estudioso sério da Bíblia não pode juntar os evangelhos como se eles fossem complementos. Se alguém tentar fazer essa aventura, criará monstros terríveis, e foi o que o Norman Geisler fez novamente.                       

Um comentário: