sábado, 28 de setembro de 2019

DEUS E A PESTE SOBRE O POVO




                                                                          Eustáquio

               
                Nos 4 vídeos anteriores, apresentei contradições e erros no que está nos livros de 2 Samuel 24:1 e 1 Crônicas 21:1. Trata-se do censo que o rei Davi mandou realizar em Israel e em Judá. Nesse vídeo, mostrarei mais uma discrepância.
                No relato lendário bíblico, em 2 Samuel, o deus hebreu incitou a Davi para levantar o censo. A responsabilidade, portanto, era do próprio deus hebreu. Como se trata de uma história bastante infantil, depois de Davi ter concluído o censo, o deus hebreu ficou muito irado com ele. Não deveria ter ficado com raiva de Davi porque este havia feito exatamente aquilo que o deus hebreu havia incitado. Pois bem! Então, o deus hebreu colocou, diante de Davi, 3 punições para que ele escolhesse uma. Obviamente, o deus hebreu perdeu a onisciência, já que colocara 3 punições para que Davi escolhesse uma. E quais foram as 3 punições? Elas estão no versículo 13 de 2 Samuel 24, a saber: 7 anos de fome em Israel, ou 3 meses de fuga do rei Davi, ou 3 dias de peste em Israel?
          Na verdade, o rei Davi não deveria sofrer punição alguma porque foi incitado pelo próprio deus hebreu a levantar o censo. E é fácil ver que há um problema muito sério com a noção de justiça do deus hebreu. Das 3 punições, 2 são absurdamente injustas porque punem o povo de Israel que não teve culpa alguma por Davi ter levantado o censo: fome ou peste em Israel. O rei Davi escolheu a 3ª opção, isto é, a peste sobre o povo de Israel durante 3 dias. E aí o deus hebreu desceu a marretada. Lançou uma peste sobre o povo inocente, matando setenta mil pessoas.
             Esse relato se repete em 1 Crônicas 21, com inúmeras contradições e erros. E, em relação às 3 punições, uma contradição, uma discrepância. Como você viu, em 2 Samuel 24:13, a 1ª punição: 7 anos de fome em Israel. Já, em 1 Crônicas 21:12, a 1ª punição: 3 anos de fome em Israel. Percebeu a diferença, a contrariedade entre os dois livros bíblicos? Em 2 Samuel, 7 anos de fome; em 1 Crônicas, 3 anos de fome. Matematicamente, 7 anos não são 3 anos. Percebeu? Eis mais uma discrepância bíblica, clara, cristalina e incontestável.
                O problema é que os cristãos evangélicos fundamentalistas pregam que a Bíblia é a palavra de Deus, isenta de lendas, mitos, contradições e erros. Essa propaganda é completamente falsa, alimentada por um fanatismo cego e intolerante. Deus algum existe, deus algum possui um livro sequer. É o homem que cria deuses, é o homem que cria livros. Trago aqui, novamente, o cristão fundamentalista evangélico, doutor em teologia, para tentar dizer que não há a contradição bíblica que eu acabei de mencionar. Esse cristão é o Norman Geisler, norte-americano, que faleceu recentemente, em julho deste ano. Em muitos vídeos, mostro inúmeras contradições e erros bíblicos, e apresento as explicações do Norman. O que ele escreve, leva as pessoas sérias ao riso porque é impossível afirmar que a Bíblia não está lotada de contradições. O Norman Geisler fez muito sucesso entre os evangélicos nos EUA e aqui, no Brasil. Seu principal livro é o “Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e ‘Contradições’ da Bíblia”. Estou aqui com a 4ª edição, 1999, Editora Mundo Cristão. Na página 186, Geisler escreve inutilmente no sentido de afastar a discrepância, só que a coisa piora mais ainda. Antes de mostrar as explicações dele, gostaria de que você, que está assistindo a esse vídeo, pegasse novamente um lenço ou um pano de limpar pratos, ou um papel higiênico, sei lá, para limpar suas lágrimas porque você vai rir muito diante das explicações do Geisler. Então veja agora a explicação do Geisler:



           “Alguns comentaristas propõem que o profeta Gade realmente confrontou Davi em duas ocasiões diferentes. (...) Os que oferecem esta solução presumem que 2 Samuel tenha registrado o primeiro encontro de Gade com Davi, no qual as opções foram apresentadas para a consideração de Davi, e que após jejum e oração, Gade retornou para saber da decisão de Davi. Nesse ínterim, Deus reduziu a duração do tempo de fome de sete anos para três anos, em resposta a uma súplica de Davi.”



           O que foi que eu disse na metade desse vídeo? Que você deve ter muito cuidado com livros religiosos, principalmente evangélicos, porque só levam seus leitores ao erro. Como é impossível afastar essa discrepância bíblica, o Norman Geisler inventa loucuras que não estão nos textos analisados. Mais uma vez, ele deturpa a Bíblia, e a coisa fica pior ainda. Ele afirma que, em 2 Samuel, houve o primeiro encontro entre o profeta Gade e o rei Davi. Nesse primeiro encontro, Gade apresentou as 3 opções. Depois foi embora. O rei Davi passou a examinar a 3 opções. Orou bastante e jejuou. E aí Gade se encontrou pela segunda vez com o rei Davi para saber o que ele havia decidido. E, nesse momento, o deus hebreu, comovido com as orações e jejuns do rei Davi, voltou atrás, reduzindo os 7 anos de fome para 3. Que maluquice! Que falta de honestidade intelectual!
             Ora, nos dois textos, nunca houve os dois encontros inventados por Norman Geisler, mas apenas um. O rei Davi, na mesma hora, diante de Gade, fez a escolha. Não passou dias orando e jejuando. Respondeu na mesma hora. Veja os versículos 13 e 14 de 2 Samuel 24. Gade diz a Davi:



       “Delibera, agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.”



       E Davi, de imediato, dá a resposta. E o Geisler, com suas explicações, ainda piora a coisa. Ele diz que, depois das orações e jejuns de Davi, o deus hebreu voltou atrás, isto é, mudou de decisão, reduzindo a punição de 7 anos para 3. E o pior é que ele diz, em outra página de seu livro, que o deus hebreu não volta atrás. E veja que o Geisler fez sucesso no mundo evangélico. Não poderia ser diferente. E Geisler nem pensou em outra maluquice presente nessa sua ingênua afirmação. Ele diz que o deus hebreu voltou atrás, reduzindo a punição de 7 anos de fome para 3 anos. Ora, é uma doidice reduzir a pena de 7 anos de fome para 3, se não foi essa a pena aplicada, mas a de 3 dias de peste. O deus hebreu perdeu tempo porque a pena aplicada foi outra. E, se o Geisler raciocinasse normalmente, teria escrito que essa punição ao povo de Israel era injusta porque o responsável pelo censo foi o próprio deus hebreu. E se o responsável tivesse sido o rei Davi, somente ele deveria ser punido, e não o povo.      
             Cuidado, muito cuidado, com livros cristãos, principalmente evangélicos, porque só levam seus leitores ao erro.

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