sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

RIZOTO de PREPÚCIO ( 1 ) (RICHARD HOFFMAN)

Richard Hoffman A Aliança Com Deus Através da Circuncisão O Deus dos hebreus, Javé, se identifica como El-Shaddai para fazer uma aliança com (então) Abrão. Pede comportamento íntegro e promete descendência numerosa e toda a terra de Canaã, onde Abrão vivia como migrante. Muda seu nome para Abraão, diz que a aliança é para sempre e a posse da terra prometida será perpétua. Aí El-Shaddai determina a existência de um sinal físico para sua aliança com Abraão e seus descendentes. Em Gênesis 17:10-11, Deus diz: "E a aliança que faço com você e seus futuros descendentes e que você deve observar, é a seguinte: circuncidem todos os homens. Circuncidem a carne do prepúcio. Este é o sinal da aliança entre mim e vocês". Avançando mais de dois mil anos, chega-se ao tempo de Paulo, o "apóstolo revelado" dos gentios (indivíduos idólatras, que seguiam o paganismo). A reivindicação do apostolado é urgente para Paulo, uma vez que, não tendo conhecido Jesus, afirmar que viu uma luz que o cegou, e que seu título lhe tinha "sido revelado" diretamente pelo próprio messias era a única maneira de justificar a sua missão totalmente atribuída em relação aos gentios. Mas os líderes do movimento em Jerusalém; Pedro, João e Tiago -- este último, irmão de Jesus e chefe da Igreja -- parecem não ter de início apoiado. Havia uma grande discussão entre os apóstolos sobre quão estritamente a nova comunidade deveria aderir à Lei de Moisés, a circuncisão etc.. A nova religião deveria ser mais "palatável" aos moldes romanos afim de se expandir. A circuncisão era um requisito radical, primitivo e tribal demais para ser aceito pelos romanos. Não só Paulo rejeita a primazia da Lei judaica como se refere a ela como um "ministério da morte, esculpido em letras em uma tabuleta de pedra", que deve ser substituída por "um ministério do Espírito vindo em Glória" (2 Coríntios 3:7-8). Ele chama seus irmãos que continuam a praticar a circuncisão -- a marca por excelência da nação de Israel -- de "cães e malfeitores" que "mutilam a carne" (Filipenses 3:2). Paulo, um judeu e ex-fariseu circuncidado, diz: "Cristo é o fim da Torá" (Romanos 10:4). Seriam declarações surpreendentes até pra o próprio Jesus. Afinal Jesus afirmou ter vindo para cumprir a Lei de Moisés, não para aboli-la. Longe de rejeitar a Lei Jesus continuamente se esforçou para expandi-la e intensificá-la. Há controvérsias sobre o dia sagrado do sábado, mas ele nunca rejeitou a Lei, pelo contrário; Jesus advertiu que "aquele que violar um dos menores desses mandamentos e ensinar os outros a fazê-lo será chamado o menor no reino dos céus" (Mateus 5:19). Paulo "entendia" que a verdadeira circuncisão não era para ser tomada literalmente, mas de modo simbólico, no coração (Romanos 2:29). E em Colossenses 3:11 diz que: "Não pode haver grego, nem judeu, circuncisão nem incircuncisão... Cristo é tudo em todos". E em Filipenses 3:3 "Nós é que somos a circuncisão... nós glorificamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne". Porém, não podemos ignorar uma certa falta de coragem em Paulo, pois em Atos 16:3 ele, pessoalmente, sucumbindo às pressões e ao medo, acabou circuncidando um jovem discípulo, Timóteo "por causa dos judeus daqueles lugares"(!), ou seja, se acovardou. Vamos analisar: se está claro que nenhum dos apóstolos, nem Jesus e nem Deus condenam a circuncisão, então a gente imagina que Paulo não deveria ter a audácia de pregar contra um pacto, uma ordenança vinda diretamente de Deus Pai, ao qual passou o próprio Jesus e todos os apóstolos -- inclusive o próprio Paulo -- se não fosse por uma nova revelação, certo? Paulo disse que Jesus falou com ele tudo o que nós já estamos carecas de saber, mas, perguntar não ofende: se essa fortíssima virada de regra fosse realmente revelada a Paulo, por que então tal revelação não foi feita por Jesus a nenhum dos apóstolos também? E tem outra coisa; se fosse uma revelação divina, então o "ungido de Deus" Paulo deveria ter confiado nessa proteção divina, e não deveria ter circuncidado Timóteo. Ele deveria se sacrificar pela causa, se preciso fosse. O ainda Saulo de Tarso presenciou Estevão ser apedrejado até a morte por ter defendido a sua fé em Cristo. Saulo viu a coragem de Estevão sem Estevão ter tido qualquer contato íntimo e direto com Deus ou Jesus; sem este ter sido revelado um apóstolo. Mas o agora Paulo não teve coragem. Ele se acovardou e acabou praticando o que condenava, de acordo com alguns defensores de Paulo, "por revelação". Paulo passou a afirmar insistentemente a superioridade da "Graça de Deus" através de Jesus em relação a Lei, cujos preceitos (de acordo com Paulo) são irrelevantes para Cristo: "A circuncisão em si não é nada; a incircuncisão também nada é, mas vale é guardar as ordenanças de Deus" (1Co 7:19). Para Paulo não havia necessidade de uma mutilação física para ser considerado povo de Deus. Mas a importância deste verso é que ele deixa claro que o Deus de Paulo não poderia ser El-Shaddai/Javé, pois este Deus mandou cortar a carne do prepúcio literalmente, tanto é que os judeus ainda os cortam quando convertidos ou têm seu prepúcio amputados quando ainda bebês. Esse papo de "circuncisão do coração" não procede. Vejamos: Paulo diz que a circuncisão é nada, e que o importante é seguir as ordenanças de Deus, mas repito; seu Deus não pode ser El-Shaddai/Javé, pois esta divindade ordenou a circuncisão e a colocou como marca do seu "povo eleito". Repare que Paulo nunca dá detalhes, nem nos conta como Jesus ou Deus mandou abolir a circuncisão. Existem duas integrantes: com qual autoridade Saulo perseguiu os cristãos? E com qual autoridade ele condena a circuncisão? Por Revelação? Qual revelação? Paulo recebia revelação pelo Espírito Santo? Onde está escrito isso? Vejamos: em Gálatas 1:11 Paulo diz que o evangelho lhe foi ensinado por Jesus Cristo, mas Jesus era judeu e pregava o judaísmo. As "revelações" não deveriam vir somente pelo Espírito Santo? E em Gálatas 2:2 Paulo diz ter uma outra revelação, mas era em relação sobre ir para Jerusalém, e nada sobre uma revelação condenando a circuncisão. E tem outra coisa; mesmo que estivesse escrito na Bíblia uma revelação sobre isso, a pergunta é: onde está a comprovação dessas palavras desse tal "apóstolo" Paulo? Só é verdade porque está escrito na Bíblia?

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