HIPÓCRITAS RELIGIOSOS: NEGADORES DA CIÊNCIA (kENNEDY LITAIFF)
"MUITOS NEGADORES DA CIÊNCIA, HIPÓCRITAS RELIGIOSOS E DESONESTOS INTELECTUAIS AFIRMAM O SEGUINTE - "SE A EVOLUÇÃO JÁ FOI PROVADA, POR QUE ELA AINDA É UMA TEORIA E NÃO UMA LEI CIENTÍFICA?"
KENNEDY LITAIFF
Termos científicos são raramente usados em nosso dia-a-dia, e por isso, é comum ler e ouvir afirmações ou perguntas tão conceitualmente erradas quanto esta. Esse entendimento equivocado prejudica a divulgação de ciências, além de propagar a ignorância e o preconceito contra o estudo e a pesquisa científica.
Teoria, lei, postulado, fato, evidência e hipótese, possuem conceitos diferentes daqueles usados rotineiramente, quando empregados na ciência. Esse mal-entendimento, ocasiona debates insanos e ignorantes, que jamais deveriam existir, se todos interpretassem corretamente os termos científicos. O meu objetivo a partir de agora, é esclarecer, esses termos de forma simples e acessível a todos.
Teoria no popular é uma conjectura, uma especulação qualquer, enquanto que teoria científica é o inverso disso.
A evolução das espécies pela seleção natural, é um fato consumado, quer você queira ou não!
O Criacionismo NÃO é uma teoria científica e, sim, uma pseudo-ciência!
FATO CIENTÍFICO: Fato científico é quando ele é observado, medido e experimentado tantas vezes que para todos os efeitos práticos ele é considerado uma verdade.O fato é uma verdade conhecida, objetiva e observada de alguma forma. Exemplos: A Lua é um satélite natural da Terra; O homem possui 46 cromossomos; O Sol é uma estrela.
EVIDÊNCIA EMPÍRICA: é um elemento que indica a veracidade ou a falsidade de uma determinada proposição. O que conta para a ciência são dados que podem ser comprovados pelos nossos sentidos. Evidência testemunhais, não são evidências empíricas, portanto não valem para a ciência. As evidências, hoje inquestionáveis, atestam, a evolução é um fato.
HIPÓTESE é uma suposta explicação para um determinado fenômeno. Exemplos: Todos os mamíferos tem mamas, então todos os mamíferos dão leite. Toda hipótese precisa ser testável e falseável.
POSTULADOS são dados que são utilizados como ponto de partidas para a formulação de uma teoria científica. Exemplos: princípio da relatividade de Einstein
Um erro bem comum e grosseiro é confundir lei com teoria.
LEI CIENTÍFICA é a proposição de que algo sempre acontecerá se determinadas condições estiverem presentes. A lei é um estatuto, conciso e objetivo, ela não tem a função de nos explicar o porque do acontecimento. Exemplo: as leis da termodinâmica.
TEORIA CIENTÍFICA é um conceito amplo que tem como objetivo principal dar explicações, e para isso utiliza vários elementos, entre eles, as leis.
Como bem visto acima, lei e teoria são completamente diferente, enquanto a lei prever o que vai acontecer, a teoria científica explica o acontecimento. Resumindo: A TEORIA CIENTÍFICA é o suprassumo da ciência, isto é, o mais alto grau determinístico das coisas. A TEORIA CIENTÍFICA é a explicação minuciosa de um FATO. Exemplo: A evolução pela seleção natural das espécies, são fatos comprovados, testados e falseados em laboratórios e na própria natureza, e a TEORIA CIENTÍFICA DA EVOLUÇÃO é, simplesmente, a forma de explicar esses fatos, isto é, como esses fatos acontecem.
TEORIA CIENTÍFICA É O SUPRASSUMO DA CIÊNCIA, todos os outros termos estão sob os seus pés.
Pense, duvide e questione! Surpreenda-me...! Seja um pouco mais GIORDANO BRUNO e menos religião! Seja um pouco mais HITCHENS e menos superstição!
Nenhum comentário:
Postar um comentário