quinta-feira, 2 de março de 2017

JESUS E OS MUITOS CRISTOS





Só conhece a Bíblia quem a estuda com seriedade. O que quer dizer estudar a Bíblia com seriedade? Significa estudá-la sob o ponto de vista da sociologia bíblica, arqueologia bíblica, história dos hebreus, história dos judeus e teologia. De posse dessas ferramentas, é fácil uma pessoa compreender as narrativas bíblicas. Uma pessoa que simplesmente lê a Bíblia, sem fazer uso das ferramentas que nomeei, não entenderá nada e, se entender, entenderá tudo errado. E pior ainda quando uma pessoa vê a Bíblia como a “palavra” de Deus. Aí tudo estará perdido porque entra o fanatismo religioso que cega os humanos.
Neste vídeo, mostrarei mais um erro de Jesus. Em Mateus, capítulo 24, Jesus estava no monte das Oliveiras, e com ele seus discípulos. Estes perguntaram a Jesus qual seria o sinal da vinda dele e da consumação do século. E Jesus enumera vários sinais indicativos de sua vinda. E, claro, Jesus comete uma infinidade de erros. Para este vídeo, pegarei o primeiro erro. Nos versículos 4 e 5, Jesus diz aos discípulos:


“4 E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane.
  5 Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.”


Jesus diz aos discípulos que, quando aparecerem vários homens dizendo ser o Cristo, então fiquem atentos porque o Filho do Homem, que é o próprio Jesus, está para descer pelas nuvens do céu com grande clangor de trombetas. Muito bem! Há um mês, fiz uma série de vídeos com o título “Jesus nunca voltará” em que mostro que a vinda do Messias, em grego Cristo, era pregada para aquele tempo, para a época de Jesus. No início deste vídeo, afirmei que, para entender a figura de Jesus, é preciso conhecer os costumes do povo judeu. É necessário conhecer como era a convulsão social na Palestina no tempo de Jesus. Jesus era judeu, logo estava impregnado da cultura judia. Em toda sua história, os judeus aguardavam a chegada do Messias, do Cristo. E esse Messias, obviamente, seria um judeu forte e poderoso que se tornaria rei de Israel, a exemplo do lendário Davi. E seria um rei que iria expulsar da Palestina os invasores. Na época de Jesus, os romanos eram os invasores. Jesus, a exemplo de outras crianças judias, ouvia essa fantasia de seus pais. E, quando cresceu, dizia ser esse Messias, o Cristo. E, naquela época, Jesus não foi o único que apareceu dizendo ser o Messias. Surgiram vários. Por isso mesmo, Jesus diz:


“Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.”


Percebeu como a pregação de Jesus era para aquele tempo, para sua época? Como, naquele tempo, apareceram vários judeus dizendo ser esse Messias, o Cristo, esse fato levou Jesus a dizer que iriam surgir vários judeus dizendo ser o Messias. E o que aconteceu com aqueles judeus que diziam ser o Cristo? Ora, todos foram torturados e mortos pelos romanos, os invasores.  Inclusive Jesus! E até hoje, ano 2017, os judeus ainda esperam pela chegada do Messias que, aliás, nunca chegará.
Se você, que está assistindo a esse vídeo neste momento, for um cristão ou cristã, desculpe-me por dizer a verdade. O aparecimento dos falsos “cristos” a anunciar a chegada do Filho do Homem era para aquele tempo, para aquela época porque os “cristos” apareciam aos montões somente naquela época. Nada tem a ver com a época em que vivemos hoje, ano 2017. Atualmente, não aparece um ser humano qualquer dizendo ser o Cristo. Isso é ignorância do mundo antigo, do mundo de Jesus. Você está entendendo, não é mesmo? Veja o nosso país, o Brasil. Será que existe algum brasileiro dizendo por aí que é o Messias, o Cristo? Claro que não, não é mesmo? O único brasileiro que diz ser o Cristo é o Inri Cristo, mas esse aí é um brincalhão, um humorista. E ele mora no Distrito Federal, na cidade do Gama, numa chácara. Será que, na Palestina, existe hoje alguém dizendo ser o Cristo? Claro que não, não é mesmo? Em Israel, existe alguém hoje afirmando ser o Cristo? Claro que não!
Jesus, ao afirmar que apareceriam vários dizendo ser o Cristo, estava se referindo à sua época em que realmente surgiam judeus dizendo ser o Cristo. É preciso entender que Jesus era limitado à sua época. Ele retratava o quadro social de seu tempo. Portanto, choviam naquela época judeus dizendo ser o Cristo, e o Filho do Homem, óbvio, não desceu pelas nuvens do céu para julgar a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário