domingo, 23 de janeiro de 2022

FREI BETTO, REI HERODES E JESUS

                                                          Leitor amigo,



Na página 85 de seu livro Um Deus muito humano, um novo olhar sobre Jesus, Editora Schwarcz, 2015, o teólogo cristão Frei Betto, entre outras coisas, escreve:

 



“A espiritualidade de Jesus era a espiritualidade do conflito. Conflitos marcaram a sua vida do início ao fim. Do nascimento, com a matança dos bebês por ordem do rei Herodes, à fuga para o Egito e a morte na cruz.”

 




Frei Betto, caro leitor, está se referindo ao Jesus das narrativas lendárias que estão presentes no Novo Testamento. E ele faz referência à narrativa lendária acerca do nascimento de Jesus que está no evangelho de Mateus. Fique sabendo, leitor amigo, que existem apenas 4 evangelhos no Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João. Será que os 4 evangelhos narram o nascimento de Jesus? Não, leitor! Apenas 2 evangelhos apresentam narrações acerca do nascimento de Jesus: o evangelho de Mateus e o evangelho de Lucas. Os outros evangelhos (Marcos e João) nada dizem sobre o nascimento de Jesus. E agora vem a pergunta: a narrativa de Mateus é igual à narrativa de Lucas? Não, leitor! São narrativas diferentes! E por que são diferentes, não deveriam ser iguais? São diferentes, leitor, porque são narrativas lendárias, criadas pela imaginação dos escritores cristãos. Essas narrativas não se referem a fatos, a ações que realmente ocorreram. Assim, sobre o nascimento de Jesus,  o que está no evangelho de Mateus não está no evangelho de Lucas

Frei Betto diz acima que o rei Herodes mandou matar bebês e que o menino Jesus foi levado para o Egito. Isso está nos 2 evangelhos? Não, leitor! Está apenas no evangelho de Mateus. Não está no evangelho de Lucas. A narrativa de Lucas é totalmente diferente e contrária à de Mateus. Em Lucas, nada de rei Herodes mandar matar bebês e nada de o menino Jesus ser levado ao Egito. Essas duas coisas só foram inventadas pelo cristão que escreveu o que está em Mateus. Você está entendendo, leitor? 

O cristão que escreveu essa narrativa que está em Mateus inventou isso por um motivo: ele queria mostrar ao povo da época que Jesus era o novo Moisés. E o que ele fez? Ora, ele leu textos lendários sobre Moisés que estão hoje no Velho Testamento da Bíblia cristã, especificamente no livro de Êxodo. Em Êxodo, está escrito que Faraó mandou matar somente meninos para atingir o menino Moisés. Mas Moisés escapou. E está escrito também que a criança Moisés foi levada ao Egito. 

Muito bem! E o que fez o escritor cristão? Ora, ele adorou essa lenda sobre Moisés, e a colocou em sua lenda sobre o nascimento de Jesus. É por isso que em seu livro, o de Mateus, está escrito que o rei Herodes mandou matar somente meninos para atingir o menino Jesus e que Jesus foi levado ao Egito. Entendeu, leitor? O escritor cristão fez a seguinte associação

 

Faraó mandou matar meninos, mas Moisés escapou. 

O rei Herodes mandou matar meninos, mas Jesus escapou.

 


O menino Moisés foi levado ao Egito.

O menino Jesus foi levado ao Egito.

 



Entendeu, leitor amigo? Será que estou sendo claro? Grave bem isso: quem escreveu a lenda sobre o nascimento de Jesus que está em Mateus queria mostrar ao povo que Jesus era o novo Moisés. Só isso e nada mais! Já o cristão que escreveu a lenda sobre o nascimento de Jesus que está em Lucas não queria mostrar que Jesus era o novo Moisés, por isso mesmo  não colocou em sua lenda essas passagens referentes a Moisés. Em Lucas, repito, tudo diferente, nada de rei Herodes mandar matar meninos, nada de a criança Jesus ser levada para o Egito. 

Na verdade, Faraó algum mandou matar meninos para atingir o hebreu Moisés, como também o rei Herodes não mandou matar meninos para atingir o menino Jesus. Isso não é história, mas apenas lendas.  


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